Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mais uma farsa do governo petista desmorona

O jornal O Estado de São Paulo traz uma notícia estarrecedora. Um levantamento feito pela Fitch demonstra que de cada 100 imóveis vendidos no Brasil entre janeiro e setembro de 2015, 41 foram devolvidos pelos compradores.  

Quando 40% dos negócios de um setor são desfeitos, significa que a fase da crise já foi superada e o setor passou para a fase do caos.

A raiz do problema é o mercado de crédito. O oba-oba de financiamentos imobiliários que o brasileiro viveu nos últimos anos tinha os alicerces frágeis, não era sustentável. Numa explicação simplista, aquele crédito “barato” não existia de fato.  O governo petista, além de utilizar dinheiro do FGTS e da Poupança,  forjava os juros baixos capitalizando os bancos estatais com dinheiro mais caro.  Captava no mercado com valor X e emprestava a X -1. A diferença  ficava para o tesouro pagar, ou seja, o próprio povo através de impostos.

Como o dinheiro do tesouro acabou e o governo teve que elevar os juros que ele promete pagar para financiar a própria dívida, o sistema de crédito barato desmoronou.  Soma-se a isso a desaceleração econômica como uma estocada definitiva nessa fantasia imobiliária.

O mercado imobiliário está destruído, mas a petista Gleisi Hoffmann diz que a crise não existe, pois há filas no parque Beto Carreiro. Imagino que o finado Beto esteja com vontade de usar seu chicote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário